Em tempos onde vivemos um dilema quanto à retomada das atividades econômicas e o cuidado com a saúde populacional, aproveito-me de um jargão para contextualizar uma ideia aqui proposta: “é preciso energia para superar os desafios”. Isto é fato e podemos abordar o tema por duas óticas: a espiritual e a física.
Olhando para energia positiva em relação à espiritualidade, sabemos que quando pensamos e agimos de forma positiva, temos confiança e fé de que podemos vencer. Somos alimentados por algo que não conseguimos mensurar, mas que faz total diferença para obtermos melhores resultados.
Trazendo a análise para um viés físico, sabemos que a energia está relacionada com a capacidade de produzir movimento. E quando o movimento é realizado por uma matriz energética limpa como a solar, eólica ou biomassa, por exemplo, temos uma energia positiva, aquela que gera desenvolvimento socioeconômico, com um impacto ambiental mínimo.
Assim, com esta energia positiva, temos a elevação da capacidade de obter melhores resultados e um maior potencial de desenvolvimento socioeconômico para sairmos mais fortes deste momento. É desta energia que precisamos para vencer este momento difícil que vivemos.
Hoje, estamos diante de um cenário onde temos projeções desastrosas em números de mortos, recessão econômica, aumento da pobreza e oportunistas aumentando o estrago ambiental, diante do foco atual que é dado a pandemia. Isto nos traz como consequência, pensamentos negativos de que estamos em uma situação onde nos cabe esperar a tragédia iminente. É aí que está o maior problema: a descrença, a falta de atitude a falta de energia positiva. Precisamos, sim, tomar medidas de contenção da propagação do vírus e zelar pela saúde da população. Mas também, é preciso agir, pensar positivo, fazer a diferença onde vivemos, realizar ações sociais e engajar o investimento em setores que tem potencial de alavancar a economia de modo sustentável, mesmo neste cenário controverso.
Por meio da energia positiva de pessoas e empresas, temos várias notícias de movimento sociais que alimentam necessitados, proporcionam uma maior proteção contra o vírus para a população carente e captam investimentos para que hospitais tenham maior capacidade de atendimento. Isto deve continuar e ser ampliado, pois além de dar esperança, ajuda a termos um maior percentual de população saudável para retomada das rotinas de trabalho.
Analisando a energia positiva física, relacionada a geração de energia limpa e seu uso consciente, vê-se uma oportunidade de manter parte significativa da economia ativa, pois é um empreendimento que gera fonte de renda, é um meio de diversificação da matriz energética, reduz a necessidade de grandes investimentos em linhas de distribuição para garantir a disponibilização de energia elétrica à população e, além disso, reduz a emissão de gases que contribuem para o aquecimento global.
Analisando somente o potencial da energia gerada por painéis fotovoltaicos, onde há a conversão de energia solar em energia elétrica, tem-se que, para cada novo megawatt (MW) instalado, são gerados de 25 a 30 novos postos de trabalho, – dados da ABSOLAR.
Segundo a Empresa de Pesquisa Energética, a EPE, o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) para 2020 – 2029, estima um aumento de 44% na demanda energética brasileira, cerca de 74 gigawatt (GW). Deste total, projeta-se que 66% serão de fontes renováveis de energia, cerca de 49 gigawatt (GW).
Se considerarmos estes números com o estudo de geração de empregos no setor solar para todas as fontes de energia renovável, estamos falando de uma estimativa de, no mínimo, 1,2 milhões de empregos diretos até 2029 por meio de energia limpa. Isso é movimento direto na economia de forma consistente e capilarizada, levando desenvolvimento para diversas regiões do Brasil e cuidando do nosso meio ambiente. Isso é utilizar melhor os recursos que temos disponíveis, contribuindo para uma retomada consistente da economia, utilizando a energia positiva. Isso é sustentabilidade.
Realmente, precisamos de energia para superar este momento. Seja energia espiritual ou física, mas que seja energia positiva. Vamos olhar para frente, crescer de forma consistente, utilizar a nossa capacidade de movimento com vigor, confiança e inteligência. Respeitando as medidas preventivas, mantendo o equilíbrio social, econômico, ambiental e praticando sustentabilidade!
Use energia positiva, mentalize nossa vitória, pratique boas ações, fomente o uso de energia renovável, invista em um crescimento sustentável. Vamos juntos! TENHA ENERGIA POSITIVA!
Referências:
http://www.epe.gov.br/pt
http://www.absolar.org.br
https://www.aldo.com.br/landingpage