O nascimento de uma empresa com propósito sustentável

A Terra mudou, as coisas mudaram, as pessoas não são mais as mesmas, estamos aprendendo novos meios de nos reinventar. A sociedade e o meio ambiente necessitam de uma resposta diferente de nossas atitudes, se quisermos minimizar os efeitos climáticos que já sofremos e garantir os recursos naturais para as próximas gerações. Agora, precisamos uns dos outros para viver um novo hoje, construir um novo amanhã. Estamos dando mais valor à vida, a nossa família e ao nosso planeta.

Precisamos de uma mudança de atitude significativa e acreditamos que esta deve ser carregada de energia positiva, sempre aprendendo e olhando para frente, com uma ótica de sustentabilidade. Queremos tornar o mundo e a experiencia de vida das pessoas melhores, só que de uma forma inteligente e sustentável, tendo a inovação como agente de melhoria, utilizando a tecnologia a nosso favor, aplicando segurança em tudo o que fazemos, para as nossas famílias, para as empresas e para o meio ambiente. Agiremos com responsabilidade sobre nossas ações, com muito respeito em todas as nossas relações e buscaremos a eficiência para ser cada vez melhor.

Diante de tantas evidências de que os impactos ambientais, causados por um desenvolvimento sem cuidado ao meio ambiente, podem ameaçar a existência da vida na Terra, a sustentabilidade deve ser uma prática global. Neste contexto, a eficiência energética aliada à tecnologia possui destaque na geração de resultados positivos na operação sustentável de residências e empresas.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (ABESCO), o Brasil tem uma perda no uso de energia na ordem de 12% em função de pessoas, processos, equipamentos ou hábitos de consumo ineficientes. Em termos financeiros, isto representa um potencial de economia de mais de 30 bilhões de reais ao ano. Somente este dado é argumento suficiente para que exista investimento, por parte de pessoas, empresas e governos, em tecnologias e iniciativas que proporcionem o uso eficiente da energia.

Estimam-se que investimentos em automação podem reduzir o consumo energético de uma edificação em até 40% (AURESIDE, 2020). Analisando somente a redução de custos com iluminação automatizada, tem-se um potencial de redução de 60% (TOGGWEILER, 2017). Através de sensores, pode-se configurar o sistema para que luzes acendam somente quando alguém entrar em algum cômodo ou programar cortinas para que abram automaticamente, visando melhor aproveitamento da luz natural, evitando acender a iluminação artificial nesse momento. Além disso há a questão de valorização do imóvel e possibilidade de obtenção de certificações green e seus respectivos benefícios financeiros e de imagem.

Contribuem, ainda, para uma redução de consumo energético, soluções de automação que proporcionam praticidade de controlar remotamente os dispositivos, sistemas de climatização dentro da temperatura de conforto térmico, programação de rotinas que fazem melhor uso de energia natural e instalação de sensores que permitem desligar automaticamente dispositivos quando não há necessidade de uso.

Outra contribuição da automação, está no fornecimento de uma base de dados e relatórios estruturados que possibilitam a análise de desempenho energético em tempo real, permitindo uma melhor tomada de decisão para redução de custos e eventuais problemas. Assim, com informações consistentes, tem-se a possibilidade de interpretar o perfil de consumo de pessoas e empresas e estruturar planos de conscientização para uma mudança de atitude com objetivo de criar hábitos de eficiência energética e hábitos de sustentabilidade.

A automação pode auxiliar, também, na melhoria de condições de acessibilidade a idosos, portador de deficiência ou mobilidade reduzida, pois por comando de voz, um smartphone ou controle remoto, essas pessoas podem executar rotinas que necessitariam de mais pessoas para ajudar caso não tivesse uma casa com automação. Por exemplo, uma pessoa sentada em uma poltrona pode executar uma rotina de checagem e fechamento de portas e janelas caso inicie uma chuva e não tenha ninguém por perto para ajudar.

Há também a contribuição nas medidas de contingenciamento da propagação da COVID-19 pois possibilita a redução de contado em objetos como interruptores, da necessidade de deslocamento para acionamento de equipamentos e pela possibilidade de executar ações em um local mesmo estando isolado em outro.

Além das contribuições com eficiência energética e acessibilidade, a automação proporciona segurança, entretenimento, bem estar, conforto, praticidade e sofisticação. Imagine ter uma casa totalmente inteligente, que, por meio de um único comando, deixa a casa na temperatura de conforto térmico com menor custo de energia; prepara um ambiente favorável para assistir um filme reduzindo a luminosidade, fechando cortinas e ligando a TV no conteúdo desejado com apenas um comando; faz checagem quanto ao sistema de inspeção de vazamento de gás; apaga luzes e equipamento ligados sem necessidade em outros cômodos; prepara o som ambiente para as pessoas que estão na área de piscina e churrasqueira. Estas são apenas algumas possibilidades. Sem dúvidas, a automação pode melhor a experiencia de vida das pessoas em um ambiente.

Neste contexto de aplicação da TECNOLOGIA para um uso eficiente da ENERGIA, proporcionando uma melhor experiencia de vida às pessoas e construindo um mundo melhor que nasce a TENERGY. Acreditamos que juntos, com energia positiva, podemos ajudar com soluções inteligentes para superarmos o difícil momento em que passamos e gerarmos resultados consistentes, fazendo a diferença na construção de um mundo melhor. Vamos juntos?!

Referências:

http://www.abesco.com.br
http://www.aureside.org.br

TOGGWEILER, J. G. e MARQUES, L. S. “Automação Residencial Para Conservação e Eficiência Energética por Meio de Técnicas de Inteligência Artificial” Trabalho de conclusão de curso da Faculdade de Sistema de Informação da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017.